Tendo o Senhor DEUS libertado seus filhos da terra do Egito, falou ao povo de Israel os seus Dez Mandamentos, que depois foram gravados nas Tábuas Sagradas, para que seu povo não pecasse.
Disse DEUS:
- Amarás a Deus acima de todas as coisas;
- Não farás para ti imagem de escultura, não te encurvarás diante delas e nem as servirá, porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso e faço misericórdia dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos;
- Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão;
- Lembra-te do dia de sábado do SENHOR teu Deus.
- Honra teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR Deus te dá;
- Não matarás;
- Não adulterarás;
- Não furtarás;
- Não dirás falso testemunho contra teu próximo;
- Não cobiçarás a casa de teu próximo, nem coisa alguma do teu próximo.
Tendo dito, surgiram nos céus trovões e relâmpagos e o sonido da buzina, e o monte começou a fumegar; e o povo, vendo isso, retirou-se e pôs-se de longe. Mas isso não está escrito no Livro Sagrado – DEUS então chamou todos os avós e lhes disse: para vocês, que são pais dos pais dos filhos de meu povo, além destes Dez Mandamentos, cumpre ainda guardar outros, cujo cumprimento Ei de cobrar com muito mais zelo.
- Amarás a Deus, depois os seus filhos e seus netos acima de todas as coisas;
- Não farás de teus bens, de tua profissão, de teus amigos, algo mais importante que seus filhos e netos;
- Não permitirás que teu nome seja pronunciado em vão, pois que seja teu nome exemplo de lição para teus filhos e netos;
- Lembra-te de guardar, todos os dias, tempo para estar com seus filhos e netos, para dar atenção a eles, para compartilhar a sabedoria e a experiência que adquiriste com o passar dos anos e que eles devem aprender de ti, para que não aprendam com os outros;
- Honra teus filhos e teus netos, tendo vida exemplar, para que sintam orgulho de carregar o teu nome e para que seguindo teus passos, possam viver uma vida feliz;
- Não matarás jamais, com a indiferença ou desconfiança, o amor, o carinho, a admiração que teus filhos e netos lhe dedicam.
- Não adulterarás tuas opiniões, tuas atitudes, teus valores, sendo sempre verdadeiro ao julgar o comportamento de teus filhos e netos, corrigindo-os sempre que for preciso. Porque ainda que não concordem com tuas opiniões, sempre será ouvido e respeitado quando tuas intenções e atitudes forem verdadeiras.
- Não lhes furtará os sonhos e as esperanças. Deves dar a seus filhos e netos o melhor de si, oferecer-lhes, mesmo que à custa de seu próprio conforto, as melhores oportunidades para aprender, crescer e serem capazes de fazer sonhos, realidade.
- Não dirás falso testemunho sobre teus filhos e netos. Não lhes permitirás nascer no coração o orgulho demasiado ou a vaidade excessiva.
- Não cobiçaras coisa alguma de teus filhos e netos, pois cada geração, se seguidos Meus mandamentos, será melhor que a anterior. Criarás e ensinarás teus filhos e netos para vencer o mundo, para te superar em sabedoria, em bondade e em amor.
Autor:
José Carlos Pires Coutinho
(Presidente do Grupo Carta Fabril)
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário